Publicidade

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Pareidolia

A pareidolia é um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. É comum ver imagens que parecem ter significado em nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, janelas embaçadas e outros tantos objetos e lugares. Ela também acontece com sons, sendo comum em músicas tocadas ao contrário, como se dissessem algo. A palavra pareidolia vem do grego para, que é junto de ou ao lado de, e eidolon, imagem, figura ou forma.

Devemos estar sempre atentos quando analisamos fotos ou mesmo vídeos de supostos fantasmas, pois podemos ser enganados por casos de pareidolia.

Um bom exemplo é a foto ao lado (clique na imagem para ampliar). Ela parece mostrar o rosto de um homem barbudo, de bigode e cabelos longos (Jesus?). No entanto trata-se de uma criança com um tipo de chapéu na cabeça. O que seria o olho de "Jesus" é o rosto da criança. que está no colo de um homem, possivelmente o pai. À direita da criança, está a mãe.

Confusões como essa são comuns e, em alguns casos, podem enganar até pessoas mais treinadas. Por isso, cuidado durante suas investigações para não se enganar.

Nenhum comentário: